(31) 3288-4104
(31) 3288-4104

Presença no maior projeto de mobilidade urbana de Contagem

A Poros Construtora faz parte do consórcio que ganhou a licitação para retomar as obras do Complexo Viário da Avenida Maracanã, em Contagem (MG). Os trabalhos começaram no início de abril e devem ser concluídos no primeiro semestre de 2024. Os outros integrantes do consórcio são a Ster Engenharia e a DP Barros.

Segundo o gerente do contrato, Marco Túlio de Carvalho, a obra envolverá mais de 200 funcionários. “Devido aos quantitativos envolvidos e o prazo de execução, o principal fator de sucesso desse projeto é o planejamento”, explica. “Temos que garantir o cumprimento do cronograma em cada etapa.”

O complexo é uma antiga reivindicação da população de Contagem e sua execução terá um grande impacto na melhoria da mobilidade das 220 mil pessoas que se deslocam diariamente pelo município. A conclusão das obras vai viabilizar a integração das regiões de Vargem das Flores e Sede, reduzir o tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô Eldorado e desafogar o volume de tráfego do centro da cidade.

Outros benefícios incluem a eliminação de enchentes, mais áreas verdes e a valorização das regiões atendidas, o que contribuirá para atrair investimentos que terão impacto na geração de empregos e na melhoria da renda da população.

O escopo da obra

  • execução de 4,5 km de via, com três faixas de tráfego para cada sentido; um viaduto sobre a Rodovia LMG-808; uma ponte no cruzamento com a avenida Dulce Geralda Diniz e outra no cruzamento com a via Manoel Jacinto Coelho Júnior; quatro pontes de retorno; uma ciclovia;
  • implantação de 3,5 km de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro; construção de um parque linear ao longo do leito do córrego e de uma área verde gramada e reflorestada nos canteiros;
  • instalação de 15,5 km de redes de drenagem superficial e respectivos dispositivos de coleta das águas pluviais; 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto.