A Poros, em consórcio com a RFJ, foi contratada pela Saneamento de Goiás S/A (SANEAGO) para a implantação do Sistema Capivari, um empreendimento de grande porte que vai ampliar o abastecimento de água de Anápolis (GO) e reforçar a segurança hídrica da região. As obras foram iniciadas em outubro deste ano.
O prazo contratual de execução da obra é de 900 dias e início previsto para outubro de 2025, mas há um trabalho de otimização das atividades visando ao encurtamento do prazo de entrega. O projeto inclui captação de água bruta, estação elevatória e adutora — um sistema completo que nasce na cidade de Abadiânia, no Ribeirão Capivari, e segue até a ETA Piancó, em Anápolis.
“O traçado atravessa áreas rurais, exigindo um trabalho preciso de planejamento, logística e integração de disciplinas técnicas”, explica Diego Alves, engenheiro responsável pela obra. “Estamos falando de uma obra complexa, com integração de disciplinas e soluções construtivas desafiadoras, marcando um avanço técnico e operacional da Poros.”
Entre os desafios estão o terreno acidentado, as longas distâncias de adutora e os períodos chuvosos, que demandam soluções construtivas robustas e inovadoras. “Para a Poros, trata-se de um projeto estratégico, que reafirma nossa competência em obras de saneamento de grande impacto social e técnico”, conclui Diego.
- Para a população local, o resultado será mais regularidade no abastecimento e infraestrutura preparada para o crescimento da cidade.
- Escopo do projeto contempla elevatória de alto recalque, 22km de adutora e quatro conjuntos motobombas de 1.200 cavalos.

