Poros avança com as obras no Córrego Ferrugem

Após um período de chuvas constantes, o Consórcio Poros Ster Ferrugem conseguiu avançar em novembro com as obras da bacia de contenção de enchentes do Córrego Ferrugem, em Belo Horizonte (MG).

De todas as etapas envolvidas no projeto, a de maior impacto é a construção da Bacia 05 que, em conjunto com as Bacias de Contagem, terá capacidade de armazenamento de grandes volumes de águas pluviais. Essa medida vai possibilitar uma redução de fluxo na galeria do Ribeirão Arrudas, evitando os danos causados pelas cheias e enchentes nas regiões dos bairros Betânia e Salgado Filho.

As obras terão impacto positivo também nos bairros Camargo e Industrial com a revitalização de uma área degradada há muitos anos e as melhorias nas redes de distribuição de água e coleta de esgoto, que serão implementadas pela Copasa. “Para o entorno da obra, as melhorias serão de ordem financeira, já que as indústrias locais terão mais segurança e menos gastos em consequência de inundações em suas instalações”, afirma o engenheiro Mariano Toledo, da Poros.

O projeto prevê a construção de uma bacia que suportará um volume de águas para intensidade de chuvas calculada para um período de 100 anos. A construção da Bacia 05 envolve a execução de muros de contenção em concreto e mista em concreto e perfis metálicos, com a estabilidade das estruturas garantidas por taludes protegidos com muros de gabião e colchão Reno, concreto projetado e muros de arrimo de concreto.

O andamento e os desafios da obra

A Ordem de Serviço foi liberada em setembro de 2022 e a mobilização foi iniciada em seguida, com a implantação de atividades de retirada de vegetação e limpeza da área, seguida da montagem do canteiro de obras. Segundo Mariano, mesmo com as obras ainda em andamento já há bons resultados registrados. No último dia 12 de dezembro, informações divulgadas pela Defesa Civil de Belo Horizonte mostram que a bacia conteve o forte volume de chuvas na tarde daquele dia, evitando inundações na região. “Conforme o monitoramento da Defesa Civil, na região Oeste, onde está a estrutura, choveu, nas últimas duas horas, 22,6 milímetros (mm)”, informou o órgão municipal.

Entre os desafios do projeto existem algumas pendências com relação à remoção de edificações, sob a responsabilidade do DER (Departamento de Edificações e Estrada de Rodagem de Minas Gerais), e obras em trechos particulares.

Dados da obra

• Os volumes de terraplenagem estimados para a obra são de 400 mil metros cúbicos;
• A Bacia 05 terá capacidade de armazenamento de 264 milhões de litros de água;
• A contratante da obra é a Prefeitura de Belo Horizonte e a gestão do contrato executivo é feita pela SUDECAP.