As obras na região do Ribeirão Pampulha, conduzidas pela Poros junto ao Consórcio PCS, seguem em ritmo acelerado. Veja o que já foi executado até o momento:
- 300 metros de interceptor profundo de 1200 mm, com uma profundidade média de 6 metros;
- 290 metros da galeria do Córrego Pampulha, com dimensões de 2,5 x 3,5 metros;
- Finalizada uma bacia de contenção próxima à cabeceira do Aeroporto da Pampulha, utilizando muros de gabião, colchão reno e muro de perfis metálicos com placas de concreto.
Com 70% da fundação do complexo viário concluída, o que inclui dois viadutos na Avenida Cristiano Machado, as atividades estão na etapa de lançamento das vigas do viaduto norte. Outro marco importante é a conclusão de 70% do tamponamento do Ribeirão Pampulha, executado em galeria celular tripla, que servirá como pista para o desvio provisório e permitirá o avanço da execução do Canal Pampulha projetado.
“Nos próximos passos, será iniciado o lançamento da superestrutura do viaduto, a conclusão dos itens mencionados e a execução do Córrego Pampulha conforme o projeto”, destaca o Engenheiro Lucas Tondato, que está à frente das obras.
Logística em grandes centros: um desafio constante
Realizar obras de grande porte em áreas urbanas e em avenidas de alta circulação, como a Cristiano Machado, traz desafios logísticos. Para minimizar o impacto no tráfego, atualmente há três Desvios Operacionais de Trânsito (DOTs) em operação e mais dois em fase de implantação, com o apoio da BHtrans, SUDECAP e da equipe de logística da Poros, liderada pelo Engenheiro Bruno Kraemer.
Compromisso com a qualidade e segurança
Diante da complexidade das estruturas e o grande volume de trabalho, a Poros mantém uma equipe robusta de controle de qualidade e segurança. A equipe de qualidade acompanha rigorosamente todos os controles tecnológicos, como ensaios em concreto, aço, argamassa, fundações e solo, conforme previsto no plano de qualidade. A segurança no canteiro de obras também é prioridade, e apesar dos desafios diários e o registro de duas ocorrências, as medidas de prevenção têm sido eficazes.
Fábrica de Pré-moldados
Próximo à obra está a Fábrica de Pré-moldados da Poros, que nasceu com o objetivo de modular as peças da própria empresa com a fabricação de quatro tipos diferentes de peças: aduelas bipartidas, aduelas seção fechada, aduelas seção abertas e muro de contenção em “L”.