(31) 3288-4104
(31) 3288-4104

Sabará: Poros conclui obras de melhorias de infraestrutura

A Poros Construtora concluiu em setembro as obras de infraestrutura que estava desenvolvendo no município de Sabará (MG), localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nessa fase final dos trabalhos, a equipe da empresa atuou na finalização dos muros de contenção (muro de gabião, muro de blocos e muro de concreto a flexão) e na instalação da escada hidráulica.

O projeto completo incluiu: implantação, pavimentação (CBUQ e poliédrico) e urbanização de ruas; drenagem e terraplenagem; e instalação de passeio, boca de lobo, sarjeta e meio-fio. A topografia do terreno impulsionou a Poros e desenvolver tecnologias que serão adotadas também em obras futuras. “Os novos métodos de execução e de compactação de calçamento poliédrico foram demandados pela inclinação de alguns trechos”, explica a engenheira Lorena Marina Silva, responsável pela obra. “Isso nos trouxe ainda mais experiência, deixando-nos mais preparados para os próximos projetos. A construtora trabalhou também com pavimentação em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente).”

Avanços em mobilidade urbana

O Bairro Nossa Senhora de Fátima, que recebeu as melhorias executadas pela Poros, deu um importante passo em mobilidade urbana e inclusão: a instalação de rampas e pisos tátil vão permitir que pessoas com deficiência visual e/ou motora possam transitar pelas ruas e calçadas do bairro. Há ainda avanços em segurança, já que os muros de contenção executados diminuirão os riscos de desmoronamento.

“A realização da obra trouxe uma nova realidade aos moradores, melhorando a qualidade de vida daqueles que agora contam com essa infraestrutura na porta de suas casas”, destaca Lorena.

Confira alguns números da obra

– 760 m³ de concreto

– 10.000 quilos de aço

– 2.070 ton de pó de pedra

– 1.667 ton de pedra de calçamento

– 2.000 ton de bica corrida

– 350 m³ de gabião

– 6.200 m de piso tátil

Sobre o município de Sabará

Primeiro povoado colonial de Minas Gerais, Sabará fica a 15 quilômetros de Belo Horizonte e tem cerca de 135 mil habitantes. O município possui um acervo de prédios históricos, incluindo um dos mais notáveis conjuntos de igrejas do século 18 e diversos antigos chafarizes. Além disso, abriga parques naturais que impulsionam a prática do ecoturismo.