(31) 3288-4104
(31) 3288-4104

Poros Construtora atua em quatro novas grandes obras

A Poros Construtora entra em 2020 envolvida em quatro importantes novas obras, sendo duas no segmento de infraestrutura e duas em saneamento. Os projetos acontecem em quatro cidades de Minas Gerais – Sabará, Belo Horizonte, Barbacena e Ituiutaba – e serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses.

Em Sabará, a empresa vai atuar com 35 funcionários e 7 máquinas para solucionar a ruptura de uma estrutura de contenção à gravidade, do tipo gabião, que ocasionou danos e riscos a moradores da região. O projeto de estabilização geotécnica dos taludes e encostas com riscos de movimentações de massa envolve a construção de um muro de contenção, serviços de drenagem superficial e profunda, terraplenagem e proteção superficial dos taludes, além da reconstituição do pavimento danificado.

Ao longo de aproximadamente cinco meses, a obra será executada em uma rua que é o único acesso ao bairro, o que impossibilita a sua interdição ao tráfego. “Isso exigirá muita atenção na questão da segurança do trabalho”, destaca a engenheira Lorena Marina Silva. Durante toda a obra, haverá monitoramento do terreno por instrumentos de auscultação para observação do comportamento do talude e das fundações do muro de contenção. “A utilização desses instrumentos melhora o controle sobre as deformações que poderão ocorrer durante as atividades”, reforça.

Outra obra na qual a Poros estará envolvida diz respeito à infraestrutura e ao tratamento dos fundos de vale dos córregos Olaria e Jatobá, em Belo Horizonte, onde a empresa já atuou no início da década. Nessa nova fase, a empresa será responsável pela implantação da bacia de detenção, incluindo dique barramento, muros laterais, vertedouro tipo Creager, implantação de canal aberto e fechado nos córregos, dissipador de energia nas saídas da galeria e proteção das margens em muro gabião. A construtora realizará ainda a implantação de vias de serviço e pista de caminhada, execução de ponte mista, intervenções urbanísticas e paisagísticas e implantação de interceptores e de rede coletora de esgoto sob as vias de serviços.

O projeto está previsto para acontecer ao longo de 18 meses e irá envolver 50 equipamentos e 110 profissionais. “Em alguns trechos da obra, há pouco espaço para realizar as atividades”, aponta Lorena como um ponto de atenção do projeto. A Poros também será responsável pela construção da segunda ponte na obra. “Isso aumenta ainda mais o nosso know how na área, contribuindo para o acúmulo de conhecimentos técnicos e práticos que fazem com que a empresa desenvolva soluções assertivas.”

Projetos de saneamento

Na área urbana de Barbacena, a Poros será responsável pela ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com a implantação de redes coletoras, interceptores, elevatórias e estação de tratamento. Iniciada em dezembro de 2019, essa obra acontecerá ao longo de oito meses e envolverá 50 funcionários e 4 equipamentos. “Essa é uma obra dentro do escopo da Poros, mas precisamos executá-la em tempo recorde para conseguir atender aos prazos estipulados pela Prefeitura”, afirma o engenheiro Gregorie Oliveira.

Em Ituiutaba, a construtora vai implantar adutoras e reservatórios na zona alta da cidade, sendo que 43% do projeto será focado na construção de três reservatórios de água, construídos em chapas metálicas. A obra consiste em fornecimento de todos os materiais, montagem, soldagem e pinturas anticorrosivas interna e externa, além de instalação de escadas, guarda-corpos, flanges e demais acessórios, e na passagem das tubulações de água (adutoras) para distribuição. O projeto será desenvolvido ao longo de oito meses, com início previsto para fevereiro de 2020, mobilizando 30 funcionários e 4 equipamentos.