(31) 3288-4104
(31) 3288-4104

Parceria no coração da Amazônia

Cerca de 9 mil famílias da capital do Amazonas vão realizar um dos maiores sonhos dos brasileiros: a aquisição da casa própria. A primeira etapa já foi concluída e, em breve, será iniciada a entrega de novas unidades do conjunto habitacional “Meu Orgulho”, atualmente o maior empreendimento em execução dentro do PMCMV (Programa Minha Casa, Minha Vida), conduzido pelo Governo Federal.

De novembro de 2011 a dezembro de 2012, a Poros esteve à frente das obras de infraestrutura do projeto, o que incluiu terraplenagem, pavimentação, drenagem, implementação das redes de esgoto e de água potável e obras complementares, como meio-fio, sarjeta e passeio.

No pico, a obra empregou mais de 300 funcionários, sendo 90% mão de obra local.

“A logística foi um dos maiores desafios dessa obra”, afirma o diretor geral da Poros, Luís Carlos Araújo Dias. O primeiro passo foi levar de Belo Horizonte para Manaus uma frota composta por 47 equipamentos, como escavadeiras, retroescavadeiras, caminhões basculantes, caminhões pipa, motoniveladora, rolos compactadores, giricos com grade e carregadeiras. Foram 20 dias de viagem através de estradas, rios e florestas.

Já no canteiro, foi preciso contornar as dificuldades decorrentes das chuvas intensas que caem na região de janeiro a junho. “Também tivemos que buscar soluções técnicas para driblar a falta de alguns materiais na região”, explica Luís Carlos. Devido à escassez de brita, por exemplo, a equipe utilizou AAUQ (areia asfalto usinado a quente) na pavimentação.

Meio ambiente

A Direcional Engenharia é a responsável pela obra do conjunto habitacional “Meu Orgulho” e contratante da Poros. As duas empresas trabalharam juntas para responder a um outro grande desafio desse projeto: presevar a rica biodiversidade da floresta amazônica. Profissionais especializados elaboraram 11 programas dentro da proposta de identificar e prevenir possíveis impactos ambientais. A iniciativa atende às condicionantes da licença de instalação emitida pelo IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas).

Em resposta ao Programa de Prevenção e Controle de Processos Erosivos e Conservação de Áreas de Preservação Permanente, por exemplo, a Poros construiu bacias para captar água da chuva e decantar grandes volumes de água pluvial com sedimentos, evitando o assoreamento de leitos ou cursos d’água. A empresa também construiu leiras de proteção a encostas e taludes para prevenir erosões e assoreamento da vegetação.

Um milhão de unidades já entregues

Em dezembro de 2012, a presidente da República, Dilma Rousseff, participou da cerimônia de entrega da milionésima unidade do Programa Minha Casa, Minha Vida. Na ocasião, ela anunciou a meta de contratação de mais 2 milhões de unidades. O programa oferece casas e apartamentos com infraestrutura interna e externa. Do total de pessoas beneficiadas, 54% são famílias com renda mensal bruta de até R$ 1,6 mil – selecionadas pelas prefeituras dos municípios que abrigam os empreendimentos.

Além das moradias, os projetos incluem soluções de transporte viário, educação, saúde e acessibilidade.

Veja mais detalhes desse projeto