(31) 3288-4104
(31) 3288-4104

Obra da Copasa visa a solucionar crise hídrica em Ubá (MG)

Foto_secundária

Os últimos quatro anos foram desafiadores para o município mineiro de Ubá, localizado na região da Zona da Mata. A cidade enfrentou uma séria crise hídrica devido a longos períodos de estiagem, levando a prefeitura local a decretar “situação de emergência” em setembro de 2017. Como parte das medidas para reverter o quadro, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) deu início à implantação do projeto “Sistema produtor de água Manancial Rio dos Bagres”, que visa ao aumento da vazão de água que abastece os moradores de Ubá.

A Poros Construtora venceu a licitação para implantação de todo o sistema que começa com a captação no manancial Ribeirão dos Bagres, com a instalação das elevatórias de água bruta e subestação elétrica, e do transporte da água através de 18 quilômetros de adutora até a estação de tratamento Peixoto Filho – trecho que inclui a instalação de barragem de nível, de duas TAU’s (Tanque de Alimentação Unidirecional) e da caixa de transição stand-pipe. A Poros irá atacar em três frentes de trabalho simultâneas: uma na captação e duas na adutora. “Temos prazos curtos, mas em todas as fases da obra vamos trabalhar na otimização do cronograma buscando os menores prazos de implantação”, destaca o engenheiro Marcelo Rodrigo Gonçalves, da Poros Construtora. 

O projeto será executado ao longo dos próximos 12 meses. “Essa obra tem a capacidade de acompanhar o desenvolvimento de Ubá no mínimo até 2043”, explica Marcelo. “O novo sistema vai beneficiar uma população de mais de 100 mil habitantes e, por isso, é um dos assuntos mais comentados na cidade, pois vai solucionar esse grave problema de abastecimento, tornando-se inclusive uma importante medida social.” 

Os trabalhos no local envolverão cerca de 50 colaboradores da Poros, além de equipamentos para escavação, reaterro e concretagem, entre outros.

Ubá (MG)

Fundada em 1857, o município é considerado o principal polo moveleiro de Minas Gerais, além de ser reconhecido nacionalmente pela espécie de manga que leva o seu nome. A palavra Ubá, em tupi-guarani, significa canoa de uma só peça escavada em tronco de árvore. Com 108 mil habitantes, a cidade está localizada a 290 quilômetros da capital Belo Horizonte.