(31) 3288-4104
(31) 3288-4104

Em 2019, consolidação em MG e avanços em SP

“Para 2019, a empresa projeta novas oportunidades de negócios, além de trabalhar nos cronogramas dos projetos iniciados no último ano.” Esse trecho de uma notícia veiculada no site da Poros no início deste ano mostrava o anseio da empresa por novas conquistas e projetos ainda mais ambiciosos. E isso se tornou uma realidade ao longo dos últimos meses.

Um exemplo disso foi o anúncio da participação da construtora em uma grande obra em Cordeirópolis, no Estado de São Paulo. Nos próximos 18 meses, a Poros estará ao lado de outras empresas – Comim, R&R Engenharia, Dact e G Maia – na construção da Represa de Santa Marina – um projeto que vai solucionar os recorrentes problemas de abastecimento de água no município.

Responsabilidade Social

Um grande marco na história da Poros também foi a parceria estabelecida com o Instituto “O Grito”, que faz parte do “Projeto Gerando Falcões”. A proposta dessas entidades é atuar em periferias e favelas a partir do investimento em líderes sociais que possam impactar as comunidades onde vivem por meio da educação, da tecnologia e da renda. Ao apoiá-las, a empresa ajudará a viabilizar importantes transformações com reflexos positivos na vida de milhares de pessoas.

***

Abaixo, alguns dos grandes projetos nos quais a Poros esteve envolvida em 2019:

Loteamento Arvoredo do Tripuí

Em abril, a Poros foi contratada pela Terral Empreendimentos para atuar no Loteamento Arvoredo do Tripuí, localizado em Ouro Preto (MG). Com 200 lotes de 1.000 m² cada, ele será totalmente integrado ao condomínio residencial Paragem do Tripuí, localizado às margens da BR-356, no Km 70. Serviços sob a responsabilidade da Poros: terraplenagem, drenagem pluvial, implantação do sistema de abastecimento de água e pavimentação de piso intertravado.

Infraestrutura para centro de distribuição

No mesmo mês, a construtora assumiu o desafio de concluir, em pouco menos de cinco meses, os trabalhos de preparação de um terreno de 230 mil m² localizado em Extrema (MG). No local será construído, pela Log Comercial Properties, um galpão que receberá mais um centro de distribuição de uma empresa de e-commerce. Além do curto prazo, a equipe teve que contornar as dificuldades decorrentes de chuvas intensas. A obra foi entregue no início de novembro.

Loteamento Horizontes da Serra

Já em maio, a Poros concluiu sua participação no Residencial Horizontes da Serra, em Ubá (MG). Responsável pelas etapas de terraplenagem, drenagem e implantação das redes de água e esgoto e obras-de-arte, a construtora participou do projeto ao longo de dois anos. No pico das atividades, teve 40 funcionários trabalhando na obra, sendo seu maior desafio a pavimentação em bloquete, devido à inclinação do terreno.

Obras viárias

Outros projetos nos quais a Poros esteve envolvida em 2019 foram no segmento viário, com a construção de importantes rodovias. Um exemplo é a duplicação da Avenida Hítalo Rós, que liga a área urbana do município de Araxá (MG) à rodovia federal BR-262. Concluídos em junho, os trabalhos começaram em setembro de 2017, envolvendo cerca de 80 funcionários em atividades como terraplenagem, drenagem, pavimentação, obra-de-arte e sinalização. A construtora já havia trabalhado na primeira etapa do projeto de duplicação da mesma avenida, que incluiu novo asfalto, passeio e sinalização horizontal e vertical, além da implantação de ciclovia e de postes de iluminação de LED, reforçando a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas.

A Poros também marcou presença em Sabará (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizando trabalhos que envolveram implantação, pavimentação (CBUQ e poliédrico) e urbanização de ruas; drenagem e terraplenagem; e instalação de passeio, boca de lobo, sarjeta e meio-fio no bairro Nossa Senhora de Fátima. A experiência levou a construtora a adotar uma nova maneira de trabalhar com topografia, desenvolvendo novas tecnologias em resposta a maiores desafios na área.

Loteamento Ouro Ville

Durante este ano, a construtora também retomou as obras do loteamento Ouro Ville Residencial, no distrito Santo Antônio do Leite, em Ouro Preto (MG), com a equipe atuando em duas frentes: execução de pavimentação e assentamento dos tubos das redes alimentadora de água e de distribuição. No primeiro ciclo da obra, foram finalizadas as etapas de terraplenagem e de execução do sistema de drenagem.