(31) 3288-4104
(31) 3288-4104

Sem medo das chuvas

A Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital) está conduzindo um projeto que beneficiará diretamente mais de 25 mil pessoas que moram próximo ao encontro dos córregos Jatobá e Olaria, dois afluentes do Ribeirão Arrudas. A iniciativa reduzirá a enchente não apenas na região, mas também em outros pontos de Belo Horizonte. O investimento de R$ 56 milhões foi obtido junto ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Em parceria com a Construtora Cinzel, a Poros responde pelo tratamento do fundo do vale dos dois córregos, pela construção de dois reservatórios de detenção para controle de inundações e pela implementação do sistema viário ao longo dos canais e bacias. Com uma equipe de 180 pessoas, a empresa teve que driblar dificuldades inerentes a esse tipo de obra. “Todo o tratamento de fundo de vale, por exemplo, teve que ser feito com a água correndo no leito natural dos córregos”, conta o engenheiro Lucas Uba. Em uma das etapas da obra, foi preciso executar um aterro com uma mistura de cal por causa da altura em que as águas chegam em épocas de chuvas intensas.

O escopo completo do projeto da Sudecap inclui a execução de outras obras de saneamento básico – como redes coletoras e interceptadores de esgoto sanitário, rede de drenagem, sarjetas e bocas-de-lobo – e a implementação de uma praça no encontro do Jatobá e do Olaria. Além disso, está prevista a construção de moradias para reassentamento de famílias.

Veja mais detalhes desse projeto