(31) 3288-4104
(31) 3288-4104

Poros avança com obras viárias em Sabará (MG)

No segundo semestre do ano passado, a Poros Construtora iniciou a execução de um projeto viário no município de Sabará (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os trabalhos em andamento envolvem implantação, pavimentação e urbanização de quatro quilômetros de ruas no bairro Nossa Senhora de Fátima. Com o término da obra previsto para este segundo semestre de 2019, já foram finalizados os serviços de drenagem e, nos próximos dias, será concluída a terraplenagem.

“A obra vem sendo executada de acordo com o planejamento. Atualmente, estamos trabalhando simultaneamente em quatro ruas, executando as atividades relacionadas ao muro de gabião, passeio, boca de lobo, calçamento, sarjeta e meio-fio”, afirma a engenheira Lorena Marina Silva, responsável pela obra. Na Rua dos Coqueiros foi feita a pavimentação com CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). Devido à topografia e inclinação do tereno, as demais vias receberão pavimentação em calçamento poliédrico.

O projeto em Sabará levou a Poros a implantar novas estratégias de previsibilidade de gestão, realização e entrega de obras, além de ter sido uma oportunidade para a realização de estudos complementares sobre tipos de pavimentação. Isso garantiu à empresa mais segurança e eficácia na execução dos serviços.

Os desafios da obra

Realizada em um bairro já consolidado, a obra enfrenta obstáculos como os cuidados com as redes de água e esgoto existentes. Logo após a assinatura do contrato entre a Poros Construtora e a Prefeitura de Sabará, foi solicitado às concessionárias de luz e água que fornecessem o mapa de cadastramento e informações das instalações com o objetivo de evitar transtornos. “Procuramos sempre solucionar os problemas de maneira mais eficaz, respeitando as normas técnicas e de segurança”, diz a engenheira.